segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mesinha com decoupage e pintura







Olà amigas, vou contar passo a passo como eu fiz esta mesinha:

1° - lixei toda a mesa e limpei com um pano umido. Depois sequei tudo.

2° - passei uma massa acrilica (nao sei como essa massa se chama no Brasil) em toda a mesinha

3° - pintei o fundo da mesinha com as cores que eu queria, neste caso verde àgua e lilàs e esperei secar para depois aplicar os desenhos.

4° - quando as flores estavam jà recortadas, coloquei-as dentro de uma bacia com agua atè absorver bem a àgua. Passei a cola (pode ser cola branca normal um pouco diluida ou cola para decoupage) com um pincel na parte de tras dos desenhos. Com muito cuidado, apoiei a figura e com um rolinho, passei por cima da figura para tirar as bolhas e o excesso de cola. Atençao: se voces passarem muitas vezes o rolinho, a imagem se rasga.

5° - depois que os desenhos foram aplicados, passei um produto para dar o efeito crakele. Devemos tomas cuidado na hora de contornar os desenhos. Quando ficou seco, apliquei a cor creme por cima, sempre atenta a como vc quer que fiquem as rachaduras do crakele. Vai depender da posiçao e da direçao em que voce usar o pincel. Também nao pode demorar muito pra dar a pincelada e nem repetir a pincelada, senao estraga. A largura das rachaduras vai depender do quanto a tinta è liquida: mais liquida = rachuduras pequenas. Mais grossa = rachaduras mais largas. Ps: se aplicar os desenhos depois de ter feito o crakele, a umidade da cola vai desmanchar o crakele.

6° - no final para impermeabilizar basta dar muitas maos de cera para proteger. Esperar secar e lustrar entre uma mao de cera e outra.